top of page

Como formular dieta para vacas leiteiras?

O manejo nutricional de bovinos leiteiros é um aspecto de grande impacto sobre os resultados financeiros na atividade. A alimentação pode chegar a representar mais da metade dos custos de produção e, por isso, um planejamento deve ser muito bem feito, para assegurar a máxima rentabilidade ao produtor.


Formular dieta para vacas leiteiras não é tão simples quanto se costuma acreditar!


Envolve muito mais do que receitas prontas e vai muito além da indicação do uso de aditivos, sendo necessário grande conhecimento da composição dos alimentos, exigências dos animais e dos objetivos que se quer alcançar.


  1. Como primeiro e essencial ponto, é preciso conhecer de perto o rebanho e a fazenda. Genética e ambiente afetam diretamente o resultado da alimentação. Os alimentos volumosos disponíveis na propriedade devem ser analisados visualmente e por análises laboratoriais para saber como eles podem ser utilizados na composição da dieta.

  2. As exigências nutricionais de cada categoria deverão ser atendidas de modo a promover a manutenção e alcance de metas. Por exemplo, a categoria novilhas deverá alcançar determinado peso e tamanho para atingir a meta de entrar em reprodução com a idade correta, normalmente, de forma precoce.

  3. As vacas, além de produzirem leite, devem se reproduzir de forma adequada, tendo o seu balanço energético adequado para tanto. Vacas em período de transição, por exemplo, necessitam de um manejo nutricional específico, que deve ser atendido com atenção.

  4. O responsável pela nutrição precisa de conhecimentos sobre os alimentos e seus valores nutricionais. O entendimento de um alimento passa também pela função que o mesmo exercerá no organismo do animal. Para tanto, algumas perguntas simples podem ser feitas:

  • Ele irá promover ruminação?

  • Será benéfico para a microbiota desejável do rúmen, aquela que gera mais energia e proteína?

  • O alimento será degradado no rúmen ou chegará intacto ao intestino?

  • Ao chegar ao intestino ele será utilizado pelo animal ou nem será absorvido, sendo perdido nas fezes?

  1. Sabendo-se que a alimentação é o item de maior custo dentro do sistema de produção de leite, deverá estar sempre atento aos preços de insumos, buscando uma dieta que tenha como resultado a lucratividade. É importante ressaltar que, na maioria das vezes, uma dieta de mínimo custo, não é aquela de máxima eficiência!

  2. Nunca podemos esquecer de que os efeitos de uma nutrição animal adequada só serão alcançados quando a dieta formulada for de fato consumida pelo animal. Devemos sempre considerar que, em uma fazenda, existem ao menos três dietas diferentes para bovinos leiteiros:

 

  • A dieta formulada pelo nutricionista com o auxílio do computador;

  • A dieta que o tratador tem a capacidade de preparar;

  • A dieta que a vaca consome, com o todo o seu poder de seleção e capacidade de alimentação.

 

Um bom nutricionista conhece bem a composição dos alimentos e também a forma como deverá ser oferecido, como por exemplo, o tamanho da fibra.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page