top of page

O que é geoprocessamento?

Atualizado: 12 de mai. de 2021

É uma técnica que utiliza ferramentas cartográficas e digitais extremamente úteis para o produtor rural conhecer melhor a sua realidade e suas possibilidades no campo; reduzindo custos e aumentando significativamente os seus lucros.


  • O geoprocessamento permite a criação de mapas temáticos e a quantificação das áreas de agricultura, pastagem, campo nativo, reflorestamentos, florestas nativas (consideradas de preservação permanente), fruticultura, afloramentos rochosos, áreas sujeitas a alagamento, açudes, barragens, áreas erodidas, comprimento de estradas e cercas, áreas degradadas e outras mais.


  • O geoprocessamento traz à luz o conhecimento dos solos, clima, vegetação, recursos hídricos, relevo, declividade, características socioeconômicas locais e outras informações necessárias para que se faça a identificação e a utilização sustentada de um território específico; buscando o desenvolvimento de atividades apropriadas, e indicando as áreas a serem preservadas.


  • O geoprocessamento e as técnicas de sensoriamento remoto ajudam o agricultor na medida em que os mesmos podem associar um banco de dados ao seu mapa, sendo este implantado em função da atividade desenvolvida na propriedade, buscando um melhor planejamento para aumentar a produtividade sem aumentar a degradação ambiental.


  • O geoprocessamento avalia o potencial de aptidão ou restrição das terras para o plantio, oferecendo alternativas adequadas dos solos, clima, vegetação nativa e reflorestamentos, recursos hídricos, infraestrutura e outras. Esta técnica de análise espacial, alinhada com dados da propriedade rural, permite reconhecer especificidades relacionadas à fertilidade, água, oxigenação, impedimento à mecanização e suscetibilidade à erosão.


  • O geoprocessamento auxilia o planejamento para a otimização do uso adequado de máquinas para a execução de trabalhos no campo; pois as ferramentas agrícolas passam a ser utilizadas em função das características de relevo do terreno.


  • O geoprocessamento traduz em mapas e legendas todos os fatores que interferem significativamente na produção agrícola como fertilidade, genética, ocorrência de pragas, condições climáticas e doenças. Isso é essencial para a análise temporal e espacial da produtividade nas propriedades rurais.


Viu a importância do geoprocessamento para o agronegócio sustentável?


O geoprocessamento indica para o proprietário ou gestor rural quais são as regiões mais favoráveis para o plantio de determinada cultura ou até mesmo manejo de gado.


Quer contar com um planejamento agrícola totalmente sustentável, responsável, altamente técnico e 100% online?


Faça seu planejamento, projeto e licenciamento ambiental para uma Agricultura de Precisão com Anahí Ambiental Agro.


CONHEÇA AS SUAS TERRAS E CULTIVE O MELHOR DO VERDE!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page